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História

A Santa Casa de Misericórdia de Tupã, como todas as demais Santas Casas foi constituída por um grupo de cidadãos beneméritos. A sua fundação deu-se em 12 de Julho de 1.939, sendo uma entidade de natureza filantrópica. Dentre as inúmeras pessoas que colaboraram para a sua edificação, menciona-se o Sr. Joaquim Abarca, doador das terras onde está edificado o hospital e do Sr. Luiz de Souza Leão, fundador da cidade.

O primeiro provedor da Santa Casa foi o Sr. Anthero Augusto Silva Barradas, que ficou no cargo por pouco tempo, do ano de 1944 a 1945, depois assumiu como segundo provedor o Sr. Jayme Coelho de Almeida, do ano de 1946 a 1948. Mas a Santa Casa só começou a se desenvolver realmente a partir da posse do seu terceiro provedor, o Sr. Manoel Ferreira Damião, que ficou por muitos anos no cargo, de 1948 a 23 de março de 1.963, data do seu falecimento.

O hospital foi projetado, construído e aparelhado sob orientação exclusiva dele, que muito contribuiu para seu desenvolvimento.

Em 1963 assumiu o quarto provedor, o Sr. Manoel Marques de Oliveira, ficando no cargo até 1964, e em 1965 tomou posse o Sr. Anísio Carneiro, ficando até 1978, onde muitas obras foram entregues.

No seu mandato, em 1968 foi construída a Maternidade Nossa Senhora de Chartres, os Pavilhões, o INPS e o Isolamento. Nesta época a mesa administrativa era composta da seguinte forma: Provedor: Sr. Anísio Carneiro, Vice-Provedor: Sr. Manoel Marques de Oliveira, 1º Secretário: Sr. Carlos Ferreira Damião, 2º Secretário: Sr. Antônio Rodrigues Costa, 1º Tesoureiro: Sr. Gabriel da Silva Teixeira, 2º Tesoureiro: Sr. Laércio Soares de Souza.

Foi construído no seu mandato em 07/03/1975 o Hospital Selmira Ribas Carneiro, que presta assistência a muitas crianças até os dias de hoje e também houve a construção do Laboratório de Análises Clínicas, e as instalações da Cozinha.

Em 1977 surgiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro Cirúrgico, com a mesma mesa administrativa, mantendo-se o vice-provedor e o 1º secretário, alterando somente os nomes do 2º secretário que passou a ser o Profº Florentino Fernandes Garcia, 1º tesoureiro Sr. Laércio Soares de Souza e 2º tesoureiro Sr. Eduardo Zanelato.

O Sexto provedor que contribuiu para o desenvolvimento da Santa Casa foi justamente o Sr. Eduardo Zanelato, que teve seu mandato de 1979 a 1994, onde uma obra também de extrema importância foi construída, o Pronto-Socorro, inaugurado em Outubro de 1984 composta da seguinte mesa administrativa: Provedor Sr. Eduardo Zanelato, vice-provedor: Sr. Laércio Soares de Souza, 1º Secretário: Profº Florentino Fernandes Garcia, 2º Secretário: Sr. Carlos Ferreira Damião, 1º Tesoureiro: Dr. Wladimir Arantes Teixeira, 2º Tesoureiro: Dr. Lincoln Rubens Ricci.

Em 29/12/1994 já no final do seu mandato foi entregue o Banco de Sangue. Nessa época a diretoria era composta pela mesma mesa administrativa, só alterando o 2º secretário que passou a ser o Sr. Hilário Manfré, e o 2º Tesoureiro Sr. Ermildo Thomazine. Outra medida tomada por ele foi a de centralizar as atividades do Setor de Compras e do Almoxarifado, que não existia, antes cada setor comprava o seu material de consumo e o estocava. Isso facilitou muito, pois agora as compras são efetuadas através das cotações procurando sempre o melhor preço, prazo, qualidade, sendo os produtos estocados de maneira correta pode ser comprada em maior quantidade para não correr o risco de faltar material, como sempre ocorria por falta de espaço físico em cada posto de serviço.

De 1995 a 2001 assumiu o cargo o Professor Florentino Fernandes Garcia, como o sétimo provedor da Santa Casa.

Surgiu no seu mandato, em meados de 1995, o Plano Santa Casa Saúde, uma empresa dinâmica, atualizada dentro das exigências legais que regulamentam os planos de saúde, com capacidade para oferecer aos seus usuários toda abrangência de especialidades médicas, incluindo benefícios adicionais especiais, com tecnologia de ponta, o que o coloca em igualdade com os mais modernos planos de saúde existentes a nível nacional. A Santa Casa investiu e tem planos de continuar investindo em sua estrutura operacional e administrativa, a fim de aprimorar a qualidade do atendimento que presta aos seus usuários, garantindo-lhes confiança, tranqüilidade e segurança.

No dia 29 de junho de 1.999 com a presença de autoridades, mesa administrativa, irmãos definidores, médicos, enfermeiros e funcionários de apoio entregaram a Nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) totalmente reformada, acrescida de equipamentos para atendimento infantil, o Serviço de Hemodiálise reformado e ampliado com novos equipamentos para atendimento infantil e rim artificial.

A maternidade não parou de se desenvolver, sempre buscando aperfeiçoar o serviço prestado, e em 2000 o hospital recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, reconhecido por ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento materno definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Em 13 de maio de 2.001 assumiu como provedor o Engenheiro José Carlos Corbari, com a seguinte mesa administrativa: seu vice-provedor Sr. Antônio Rodrigues de Pontes Filho, 1º Secretário: Dr. Júlio Cristino Alves, 2º Secretário: Sr. Mársio Duarte, 1º Tesoureiro: Sr. Eurípedes Leonel, 2º Tesoureiro Professor João Obregon.

No dia 16 de maio de 2005, assumiu como provedor o Administrador de Empresas o Sr. Antônio Rodrigues de Pontes Filho, com a seguinte mesa administrativa: vice provedor: Capitão Davi Rodrigues dos Santos, 1º Secretário: Dr. Júlio Cristino Alves, 2º Secretário: Engenheiro José Carlos Corbari, 1º Tesoureiro: Sr. Eurípedes Leonel, 2º Tesoureiro Professor João Obregon.

Assumiu como provedor o Sr. Claudinês Luchi Arroyo, no dia 21 de janeiro de 2007, com a seguinte mesa administrativa: vice provedor: Capitão Davi Rodrigues dos Santos, 1º Secretário: Dr. Júlio Cristino Alves, 2º Secretário: Engenheiro José Carlos Corbari, 1º Tesoureiro: Sr. Eurípedes Leonel, 2º Tesoureiro Professor João Obregon.

Essa Irmandade preocupada não só em equacionar os custos de manutenção e de prestação de serviços, também está buscando recursos externos para poder melhor prover de equipamentos como também melhorar a sua aparência física e ambiental, buscando excelência no tratamento digno e humanizado.

No ano de 2012, após grande trabalho visando a captação de recursos, foi entregue o novo Centro Cirúrgico com 5 salas para cirurgia e outra 2 para recuperação cirúrgica, totalmente modernizado com equipamentos de ponta. Foi realizada também a ampliação da UTI – Unidade de Tratamento Intensivo.

Em 2013 assumiu como décimo primeiro provedor da Santa Casa o Capitão Reformado do Exército Brasileiro Davi Rodrigues dos Santos, que deu continuidade, destacando a reforma da ala feminina do SUS, aquisição de um novo tomógrafo, nova ampliação da hemodiálise, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva II, reforma da unidade de moléstias infecciosas e a construção da central de recepção aos visitantes, entre outras ações.

Em 2017 assumiu novamente como o décimo segundo provedor, o Senhor Claudinês Luchi Arroyo, com o objetivo de fortalecer ainda mais os serviços prestados pela Santa Casa. Nesse sentido já existe uma parceria com a Faculdade de Medicina de Adamantina, para que os alunos façam estágio monitorado.

Em janeiro de 2018, a Santa Casa assumiu os serviços de atendimento de maternidade, pediatria e oncologia do SUS, antigo Hospital São Francisco, ampliando e adaptando nossas instalações para receber esses pacientes. Implantação dos serviços de Litotripsia e Endoscopia. Concluída a reforma do SUS masculino, da Central de Materiais Esterilizados – CEME e a pintura da fachada. Realizada a segunda e terceira ampliação do Núcleo de Oncologia.

Em março de 2020 veio a pandemia da COVID-19 e o hospital praticamente se voltou para acudir e tratar os enfermos de Tupã e da Região, pois somos a única Unidade de Saúde credenciada. Foi assim durante o ano todo e até meados de 2021. Readequação do pronto atendimento no Pronto Socorro para pacientes do COVID-19.

Em 2021, o Senhor Claudinês Luchi Arroyo foi reeleito, constituindo-se o décimo terceiro provedor para um mandato até 2024. Assim que a pandemia amenizou, pudemos retomar os trabalhos para melhorar o atendimento aos usuários e serviços. Implantamos uma nova Usina de Oxigênio com a reestruturação da entrada de energia, com um novo transformador de 112,5 KWA de 380 V; sendo que a capacidade da Usina de Oxigênio dobrou e agora é de 34 m³ em carga máxima, para atender principalmente os Setores de COVID-19 ambulatorial e unidade de terapia intensiva e dar sustentação ao Centro Cirúrgico, Unidades de Terapias Intensivas “A” e “B” e demais setores do hospital. Obra de reforma e adaptação da nova Tomografia Computadorizada. Início das obras que estavam aprovadas desde 2019, e não iniciadas, porque não tínhamos a autorização da GIGOVPP – GE Governo Presidente Prudente/SP – para o Banco de Sangue e a Maternidade, ambas com recursos do Ministério da Saúde. Iniciamos também a reforma e adaptação da nova Unidade de Terapia Intensiva – “C” – com apoio das Prefeitura Municipais de Arco Iris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiróz, Rinópolis e Tupã.

 

Evolução

Acompanhe a evolução da Santa Casa de Misericórdia de Tupã desde a sua fundação em 1939.

1939

Fundação

O ano de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

1939

1968

Maternidade

Construída a maternidade Nossa Senhora de Chartres.

1968

1977

UTI e Centro Cirúrgico

Implantada a unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos e o centro cirúrgico.

1977

1984

Pronto Socorro

Construção do pronto socorro da Santa Casa.

1984

1995

Plano de Saúde

Implantação de um plano de saúde próprio, o Santa Casa Saúde.

1995

1999

Reformas

Realizadas reformas na UTI, no serviço de hemodiálise e implantação da UTI neonatal.

1999

2000

Reformas

Início da reforma nos apartamentos da Santa Casa.

2000

2002

Novos aparelhos

Aquisição de aparelhos de tomografia, arco cirúrgico analógico e usina de oxigênio.

2002

2003

Centro de imagem

Inauguração do centro de imagem da Santa Casa de Misericórdia deTupã.

2003

2006

Pediatria

Construída a unidade de médio risco da pediatria da Santa Casa.

2006

2007

Lavanderia

Reforma e ampliação da lavanderia e instalação do abrigo externo de resíduos hospitalares.

2007

2008

Ampliações

Ampliação do centro de hemodiálises, implantação do centro de materiais e instalação de um gerador de energia de 180 kva.

2008

2009

Lactário

Implantação do centro de nutrição e dietética do lactário da Santa Casa.

2009

2010

Análises clínicas

Ampliação e adequação do laboratório de análises clínicas.

2010

2012

Novas aquisições

Adquiridos aquecedores solares para todos os banheiros, para o centro cirúrgico e para a UTI. Adquirido microscópio cirúrgico para neurocirurgia. Implantado o centro de fisioterapia e ampliada a UTI e o centro cirúrgico.

2012

2013

Aquisições

Adquirido o arco cirúrgico digital e videolaparoscópico cirúrgico.

2013

2015

Laboratório

Em 2015 o laboratório volta a ser totalmente da Santa Casa. São adquiridos novos equipamentos de uso básico para o hospital. É feita a troca do sistema de gestão hospitalar e do plano de saúde.

2015

2016

Campanhas

Através de campanhas de arrecadação de recursos a Santa Casa constrói um espaço específico para recepção dos visitantes, dando conforto e segurança para o acesso às dependências do hospital.

2016

2017

Reformas

Dando continuidade na melhoria das instalações internas, um conjunto de reformas foi feita na área administrativa, melhorando o aproveitamento e dando conforto aos funcionários.

2017

2018

Ampliações

A Santa Casa assumiu os serviços de atendimento de maternidade, pediatria e oncologia do SUS, antigo Hospital São Francisco, ampliando e adaptando nossas instalações para receber esses pacientes.

2018

2020

Readequação Atendimentos

Com a pandemia da COVID-19, o hospital praticamente se voltou para acudir e tratar os enfermos de Tupã e da Região, pois somos a única Unidade de Saúde credenciada.

2020

2021

Reformas e Novos aparelhos

Implantamos uma nova Usina de Oxigênio, e iniciou a reformas da Tomografia e Unidade de Terapia Intensiva “C”.

2021
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